CURIOSIDADES - HISTÓRIA DA COCA COLA

História da Coca-Cola

Em 1886, John Stith Pemberton, um farmacêutico de Atlanta, através de suas manipulações com fórmulas medicinais, ao pesquisar a cura para dores de cabeça fez uma mistura líquida de cor caramelo. Essa mistura foi levada para a Jacob´s Pharmacy, em Atlanta, onde, misturada com água carbonatada foi oferecida aos clientes. Robinson, um dos, então, sócios, sugeriu o nome Coca-Cola, juntando os dois ingredientes chave do produto e desenhou as letras com sua própria caligrafia, em letra cursiva que se mantêm até hoje. Desde então o nome Coca-Cola é escrito da mesma maneira. A data oficial de nascimento da Coca-Cola ficou registrada como sendo oito de maio de 1886, data em que foi lançada na Jacob´s Pharmacy, e vendido o primeiro vidro. Pemberton, sem saber que o produto que havia criado se tornaria sucesso mundial, vendeu a empresa em 1891 para Asa Griggs Candler, que adquiriu direitos para criar a The Coca-Cola Company, tornando-se o primeiro presidente da companhia. Por meio de formas criativas e brilhantes de apresentar a nova bebida, ele distribuiu cupons para incentivar as pessoas a experimentarem o produto e abasteceu os farmacêuticos com relógios, balanças e calendários com a marca Coca-Cola. Partindo de uma simples invenção, Candler transformou a bebida em um grande negócio. A promoção agressiva funcionou. A popularidade do refrigerante exigia novas formas de apresentação. Em 1894, Joseph Biedenharn, um comerciante do Mississipi, colocou a bebida em garrafa.

FIGURA 01: EVOLUÇÃO DA LOGO 
FONTE:http://imgfave.com

Crescimento da marca Com o crescimento contínuo da marca, começaram a surgir os concorrentes. A imitação pode ser a forma mais explícita de se demonstrar admiração, porém a CocaCola Company não ficou satisfeita com a proliferação de bebidas similares à sua. Considerando o fato de que um grande produto e uma grande marca devem ser 23 protegidos, foram veiculadas propagandas dando ênfase à autenticidade da Coca-Cola. Além do seu sabor inigualável a empresa encontrou a solução no formato da garrafa para que seu produto estivesse sempre em destaque. Em 1916, a Root Glass Company, uma empresa Indiana, iniciou a fabricação da famosa garrafa contour. A embalagem foi escolhida devida sua aparência atrativa, design original e pelo fato de que, mesmo no escuro o consumidor identificaria o produto
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FIGURA 02: EVOLUÇÃO DAS GARRAFAS 

FONTE: ORIGEM DAS COISAS

Até 1918, Candler havia espalhado a bebida por todos os estados americanos, porém quem consolidou a marca e a liderança da Coca Cola foi Robert Woodruff. Seu pai comprou a empresa de Candler em 1918 e Robert assumiu a presidência 5 (cinco) anos depois. Gênio do marketing, ele via muitas oportunidades de crescimento conquistando novos mercados e com campanhas inovadoras e criativas. A bebida refrescante conseguiu atravessar todas as fronteiras de idiomas, classes, religiões e culturas; evoluiu em seu visual mantendo a tradição em seu sabor e qualidade.

Coca-Cola no Brasil
Nascida então em 1886, a Coca-Cola levou mais de meio século para alcançar o Brasil, chegando em 1942. A Coca-Cola, pouco a pouco foi quebrando o tabu de que beber bebidas geladas causava resfriados e dores de garganta. Assim, os brasileiros adquiriram o hábito de tomar bebidas geladas.
O escritor Guilherme Figueiredo, publicitário, criou um dos primeiros slogans brasileiros para a marca: Coca-Cola borbulhante, refrescante, 10 tostões. Ele quem produzia pessoas ilustres e fisicamente saudáveis bebendo o refrigerante diretamente no gargalo, outra inovação de hábitos. Guilherme dizia que para a Coca-Cola, era melhor que fosse consumida assim, para que seu sabor único não fosse alterado por conta de copos mal lavados.
O início da década de 50 é marcado pela criação do slogan ”Isso faz um bem”, que foi tema da Coca-Cola no Brasil por 14 anos. A Coca-Cola é sucesso inegável no país. Para sua divulgação e ascensão, a empresa traçava estratégias infalíveis. Patrocinou programas de rádio onde eram explicados os atributos da bebida em comerciais atrativos e jingles memoráveis como “Coca-Cola para o amigo, pra visita, pra criança/Coca-cola saborosa merece confiança”. No final da década de 60, o Brasil contava com mais de 20 fábricas de CocaCola que abasteciam todo o território nacional. Com o avanço tecnológico, nos anos 70 surgiram as máquinas post-mix que ofereciam ao consumidor a bebida fresquinha servida na hora e em copos. Uma grande inovação feita no rio de Janeiro. As campanhas internacionais chegaram ao Brasil ganhando também um jeitinho brasileiro, como a lendária “Isso é que é, Coca-Cola!”, a versão nacional da “It´s the real thing”. Com esse slogan, a Coca-Cola anunciou uma nova mentalidade de consumo no Brasil e lançou novos produtos e sabores.

Novos Produtos no Brasil

A divisão Brasil é a terceira maior operação da Coca-Cola Company, com sua atuação de destaque desde 1942. O sistema Coca-Cola Brasil é composto por mais 17 grupos empresarias independentes, chamados de fabricantes autorizados, além da Minute Maid Mais e da Leão Junior que elaboram os produtos finais e distribuem aos pontos de vendas. As fábricas da Coca-Cola no Brasil encontram-se estrategicamente localizadas garantindo o abastecimento de todas as regiões para satisfazer seus clientes com uma ampla linha de bebidas não alcoólicas, que inclui águas, sucos, refrigerantes, chás, achocolatados, energéticos e isotônicos. Sempre voltada aos anseios dos consumidores e comprometida com uma permanente renovação, a Coca-Cola iniciou no Brasil, um processo de diversificação, lançando bebidas não-carbonatadas - como água mineral, chá gelado, sucos à base de frutas e energético. No início era só a coca-cola original, com o passar dos anos foram sendo criadas novas vertentes. A Coca-Cola Original chegou ao Brasil em 1942. Sua aceitação por todos os tipos de público, sem distinção de classe social idade ou raça, foi a razão para o sucesso. Em 1964, a Fanta Laranja chegou ao Brasil. No final da década de 70, a campanha “Coca-Cola dá mais vida” fez com que os consumidores associassem a bebida aos bons momentos da vida. E a empresa, claro, aproveitou essa nova oportunidade. Em busca de captação de novos clientes e de sempre agradar os fiéis consumidores, a Coca-Cola buscava satisfação através da inovação. Então, logo em seguida veio a Fanta Uva, em 1971. Esses produtos têm como público-alvo adolescentes de ambos os sexos e com idades entre 12 e 19 anos. A marca Fanta é a líder entre os refrigerantes dos sabores Laranja e Uva. Com essa inovação de refrigerante com sabores, veio o sabor limão, em 1984. O refrigerante Sprite, atualmente a segunda maior marca da Coca-Cola no mundo. Líder absoluto no segmento limão no Brasil. Esse produto também foi segmentado para adolescentes de 12 a 19 anos. Seguindo o crescimento da marca, em 1997, Kuat foi lançado. Uma das marcas que mais crescem na Coca-Cola Brasil. Kuat é uma palavra tupi-guarani que significa " irmão gêmeo da lua", um nome bem apropriado para um refrigerante que contém guaraná produzido na região amazônica. Kuat é uma marca brasileira e faz questão de investir na cultura, como o patrocínio da maior festa folclórica do país, o Festival de Parintins. A visão de cultura permitiu direcionar o produto para um público mais velho, com idades entre 18 e 24 anos. Também fazem parte da família as versões Kuat Laranja e Kuat Zero. No mesmo ano surgiu a Coca-Cola light. O primeiro refrigerante light lançado no Brasil, inaugurando este novo segmento de produtos no mercado nacional. Uma novidade que trazia o sabor de Coca-Cola e menos de 1 (uma) caloria. Assim, Coca-Cola light é direcionada para jovens adultos a procura de tendências e variedades que revelem seu estilo de vida e se importam com a saúde. Fugindo um pouco do mercado de refrigerantes, porém continuando nas bebidas, em 1999, a Cadbury Schweppes foi adquirida pela The Coca-Cola Company. Em abril de 2000, Schweppes Tônica, Club Soda e Citrus passaram a ser produzidos no Brasil e distribuídos em todo o território nacional. 

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