CURIOSIDADES - HISTÓRIA DA COCA COLA
História da Coca-Cola
Em 1886, John Stith Pemberton, um farmacêutico de
Atlanta, através de suas manipulações com fórmulas medicinais, ao pesquisar a
cura para dores de cabeça fez uma mistura líquida de cor caramelo. Essa mistura
foi levada para a Jacob´s Pharmacy, em Atlanta, onde, misturada com água
carbonatada foi oferecida aos clientes. Robinson, um dos, então, sócios,
sugeriu o nome Coca-Cola, juntando os dois ingredientes chave do produto e
desenhou as letras com sua própria caligrafia, em letra cursiva que se mantêm
até hoje. Desde então o nome Coca-Cola é escrito da mesma maneira. A data
oficial de nascimento da Coca-Cola ficou registrada como sendo oito de maio de
1886, data em que foi lançada na Jacob´s Pharmacy, e vendido o primeiro vidro.
Pemberton, sem saber que o produto que havia criado se tornaria sucesso
mundial, vendeu a empresa em 1891 para Asa Griggs Candler, que adquiriu
direitos para criar a The Coca-Cola Company, tornando-se o primeiro presidente
da companhia. Por meio de formas criativas e brilhantes de apresentar a nova
bebida, ele distribuiu cupons para incentivar as pessoas a experimentarem o
produto e abasteceu os farmacêuticos com relógios, balanças e calendários com a
marca Coca-Cola. Partindo de uma simples invenção, Candler transformou a bebida
em um grande negócio. A promoção agressiva funcionou. A popularidade do
refrigerante exigia novas formas de apresentação. Em 1894, Joseph Biedenharn,
um comerciante do Mississipi, colocou a bebida em garrafa.
FIGURA 01: EVOLUÇÃO DA LOGO
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FONTE:http://imgfave.com |
Crescimento da marca Com o crescimento contínuo da marca, começaram a surgir os concorrentes. A imitação pode ser a forma mais explícita de se demonstrar admiração, porém a CocaCola Company não ficou satisfeita com a proliferação de bebidas similares à sua. Considerando o fato de que um grande produto e uma grande marca devem ser 23 protegidos, foram veiculadas propagandas dando ênfase à autenticidade da Coca-Cola. Além do seu sabor inigualável a empresa encontrou a solução no formato da garrafa para que seu produto estivesse sempre em destaque. Em 1916, a Root Glass Company, uma empresa Indiana, iniciou a fabricação da famosa garrafa contour. A embalagem foi escolhida devida sua aparência atrativa, design original e pelo fato de que, mesmo no escuro o consumidor identificaria o produto.
FIGURA 02: EVOLUÇÃO DAS GARRAFAS
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FONTE: ORIGEM DAS COISAS |
Até 1918, Candler havia espalhado a bebida por todos
os estados americanos, porém quem consolidou a marca e a liderança da Coca Cola
foi Robert Woodruff. Seu pai comprou a empresa de Candler em 1918 e Robert
assumiu a presidência 5 (cinco) anos depois. Gênio do marketing, ele via muitas
oportunidades de crescimento conquistando novos mercados e com campanhas
inovadoras e criativas. A bebida refrescante conseguiu atravessar todas as
fronteiras de idiomas, classes, religiões e culturas; evoluiu em seu visual
mantendo a tradição em seu sabor e qualidade.
Coca-Cola no
Brasil
Nascida então em 1886, a Coca-Cola levou mais de
meio século para alcançar o Brasil, chegando em 1942. A Coca-Cola, pouco a
pouco foi quebrando o tabu de que beber bebidas geladas causava resfriados e
dores de garganta. Assim, os brasileiros adquiriram o hábito de tomar bebidas
geladas.
O escritor Guilherme Figueiredo, publicitário, criou
um dos primeiros slogans brasileiros para a marca: Coca-Cola borbulhante,
refrescante, 10 tostões. Ele quem produzia pessoas ilustres e fisicamente
saudáveis bebendo o refrigerante diretamente no gargalo, outra inovação de
hábitos. Guilherme dizia que para a Coca-Cola, era melhor que fosse consumida
assim, para que seu sabor único não fosse alterado por conta de copos mal
lavados.
O início da década de 50 é marcado pela criação do
slogan ”Isso faz um bem”, que foi tema da Coca-Cola no Brasil por 14 anos. A
Coca-Cola é sucesso inegável no país. Para sua divulgação e ascensão, a empresa
traçava estratégias infalíveis. Patrocinou programas de rádio onde eram
explicados os atributos da bebida em comerciais atrativos e jingles memoráveis
como “Coca-Cola para o amigo, pra visita, pra criança/Coca-cola saborosa merece
confiança”. No final da década de 60, o Brasil contava com mais de 20 fábricas
de CocaCola que abasteciam todo o território nacional. Com o avanço
tecnológico, nos anos 70 surgiram as máquinas post-mix que ofereciam ao
consumidor a bebida fresquinha servida na hora e em copos. Uma grande inovação
feita no rio de Janeiro. As campanhas internacionais chegaram ao Brasil
ganhando também um jeitinho brasileiro, como a lendária “Isso é que é,
Coca-Cola!”, a versão nacional da “It´s the real thing”. Com esse slogan, a Coca-Cola
anunciou uma nova mentalidade de consumo no Brasil e lançou novos produtos e
sabores.
Novos Produtos
no Brasil
A divisão Brasil é a terceira maior operação da
Coca-Cola Company, com sua atuação de destaque desde 1942. O sistema Coca-Cola
Brasil é composto por mais 17 grupos empresarias independentes, chamados de
fabricantes autorizados, além da Minute Maid Mais e da Leão Junior que elaboram
os produtos finais e distribuem aos pontos de vendas. As fábricas da Coca-Cola
no Brasil encontram-se estrategicamente localizadas garantindo o abastecimento
de todas as regiões para satisfazer seus clientes com uma ampla linha de
bebidas não alcoólicas, que inclui águas, sucos, refrigerantes, chás,
achocolatados, energéticos e isotônicos. Sempre voltada aos anseios dos
consumidores e comprometida com uma permanente renovação, a Coca-Cola iniciou
no Brasil, um processo de diversificação, lançando bebidas não-carbonatadas -
como água mineral, chá gelado, sucos à base de frutas e energético. No início
era só a coca-cola original, com o passar dos anos foram sendo criadas novas
vertentes. A Coca-Cola Original chegou ao Brasil em 1942. Sua aceitação por todos
os tipos de público, sem distinção de classe social idade ou raça, foi a razão
para o sucesso. Em 1964, a Fanta Laranja chegou ao Brasil. No final da década de
70, a campanha “Coca-Cola dá mais vida” fez com que os consumidores associassem
a bebida aos bons momentos da vida. E a empresa, claro, aproveitou essa nova
oportunidade. Em busca de captação de novos clientes e de sempre agradar os
fiéis consumidores, a Coca-Cola buscava satisfação através da inovação. Então,
logo em seguida veio a Fanta Uva, em 1971. Esses produtos têm como público-alvo
adolescentes de ambos os sexos e com idades entre 12 e 19 anos. A marca Fanta é
a líder entre os refrigerantes dos sabores Laranja e Uva. Com essa inovação de
refrigerante com sabores, veio o sabor limão, em 1984. O refrigerante Sprite,
atualmente a segunda maior marca da Coca-Cola no mundo. Líder absoluto no
segmento limão no Brasil. Esse produto também foi segmentado para adolescentes
de 12 a 19 anos. Seguindo o crescimento da marca, em 1997, Kuat foi lançado.
Uma das marcas que mais crescem na Coca-Cola Brasil. Kuat é uma palavra
tupi-guarani que significa " irmão gêmeo da lua", um nome bem
apropriado para um refrigerante que contém guaraná produzido na região
amazônica. Kuat é uma marca brasileira e faz questão de investir na cultura,
como o patrocínio da maior festa folclórica do país, o Festival de Parintins. A
visão de cultura permitiu direcionar o produto para um público mais velho, com
idades entre 18 e 24 anos. Também fazem parte da família as versões Kuat
Laranja e Kuat Zero. No mesmo ano surgiu a Coca-Cola light. O primeiro
refrigerante light lançado no Brasil, inaugurando este novo segmento de
produtos no mercado nacional. Uma novidade que trazia o sabor de Coca-Cola e
menos de 1 (uma) caloria. Assim, Coca-Cola light é direcionada para jovens
adultos a procura de tendências e variedades que revelem seu estilo de vida e
se importam com a saúde. Fugindo um pouco do mercado de refrigerantes, porém
continuando nas bebidas, em 1999, a Cadbury Schweppes foi adquirida pela The
Coca-Cola Company. Em abril de 2000, Schweppes Tônica, Club Soda e Citrus
passaram a ser produzidos no Brasil e distribuídos em todo o território
nacional.
Por qual razão menores de 12 anos não podem beber Kuat?
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