REFRIGERANTES QUE MARCAM A DÉCADA DE 80 E 90
As
marcas de refrigerantes que marcaram a infância de muita gente.
Não existiam Garrafas Pet, e que para comprar um
refrigerante tínhamos que levar uma garrafa vazia ou casco, como se
chamava. Aqui está uma lista dos refrigerantes mais lembrados naquela época:
Taí
FIGURA 01: REFRIGERANTE
TAÍ
FONTE : PROPAGANDAS
HISTÓRICAS
Lançado em agosto de 1979, a marca foi utilizada
para substituir a Fanta com sabor de Guaraná, possui um sabor muito parecido
com o Guaraná Kuat, que também é produzido pela Coca-Cola. Apesar da
predominância do Kuat na maior parte dos estados brasileiros.O Taí ainda é
encontrado, sobretudo em Minas Gerais, Santa Catarina e no interior de São
Paulo.
Baré
FIGURA 02: REFRIGERANTE BARÉ
FONTE : PROPAGANDAS
HISTÓRICAS
O refrigerante Baré, é uma marca que pertence a
AmBev com nome inspirado na tribo de índios Barés, da região de Manaus, no
sabor guaraná.
Caracteriza-se por sua garrafa de 600 ml de cor
âmbar, semelhante às adotadas para distribuição de cerveja no Brasil, e que
posteriormente foi lançado em versão de garrafas PET de 2 litros.
Em 1987 foram lançados os sabores de tuti-fruti e
noz-de-cola.
O refrigerante Baré deixou de ser comercializado em
algumas regiões do Brasil.
É comercializado somente na região da Amazônia no
sabor guaraná. É um dos refrigerantes mais populares da região, competindo com
a forte Coca-Cola. As versões tutti-frutti e Noz-de-cola, foram descontinuadas.
7 UP
FIGURA 03: REFRIGERANTE 7UP
FONTE : PROPAGANDAS
HISTÓRICAS
A história do refrigerante 7-up começou em
1920 quando C.L. Grigg utilizou seus 30 anos de experiência em vendas e
marketing para criar a empresa The Howdy Company na cidade de St. Louis,
Missouri. Para criar o 7-up, combinou 7 sabores naturais em tal proporções que
quando engarrafados, ficasse com sabor único. Para chegar a fórmula final,
demorou-se 2 anos combinando mais de 11 diferentes fórmulas. O produto foi
introduzido no mercado somente em 1929 com o slogan “Flavor Wallop” competindo
com mais de 600 marcas de refrigerantes. O nome original do refrigerante de cor
caramelizada era “Bid-Label Lithiated Lemon-Lime Soda”, passando a chamar-se
7-up em 1933. Na campanha publicitária seguinte, o logo do produto aparecia com
asas e o refrigerante era descrito como “A Glorified Drink in Bottles Only. Seven
Natural Flavors Blended Into a Savory, Flavory Drink With a Real Wallop”. Em
1936, já com grande sucesso de vendas, o nome da companhia foi mudado para The
Seven-Up Company. No final da década de 40, 7-up se tornou o terceiro
refrigerante mais vendido do mundo. No ano de 1967 a empresa lança a famosa e
genial campanha publicitária chamada “THE UNCOLA” combatendo diretamente os
refrigerantes feitos de cola. Em 1970 a empresa lança o 7-up Sugar-Free, que
passou a se chamar 7-up DIET em 1979. No ano de 1978, a empresa é adquirida
pela Phillip Morris. A campanha “No Caffeine” foi introduzida em 1982 e chamou
a atenção do público para a empresa. As vendas subiram e a indústria de
refrigerantes precisou rever a substância cafeína em seus produtos. Em 1986, a
empresa troca novamente de donos, sendo comprada pela Pepsico Incorporated.
No ano seguinte introduz no mercado o 7-up Cherry e o 7-up Cherry Diet voltado para o público jovem. Nesse mesmo ano lança seu primeiro personagem animado chamado “Spot”, baseado na bolinha vermelha do logotipo de 7-up. Spot tornou-se conhecido ao longo da nação e apareceu nas campanhas até 1995. Em meados da década de 90 o produto passa por uma grande reformulação, ganhando novo visual e adotando o slogan “It’S An Up Thing”, introduzido em 1996 Em 1999, a nova campanha publicitária, contava com o comediante Orlando James e o slogan “Make 7 Up Yours”. A campanha teve continuidade em 2002 com o comediante Godfrey.
A origen do nome
L.C. Grigg nunca explicou a origem do nome 7-up e muitas histórias e suposições surgiram. A história mais popular é a que Grigg nomeou o refrigerante após ver uma vaca marcada com o número 7 e a letra U. Muitos dizem que o nome deriva dos 7 sabores que o refrigerante possui.
No ano seguinte introduz no mercado o 7-up Cherry e o 7-up Cherry Diet voltado para o público jovem. Nesse mesmo ano lança seu primeiro personagem animado chamado “Spot”, baseado na bolinha vermelha do logotipo de 7-up. Spot tornou-se conhecido ao longo da nação e apareceu nas campanhas até 1995. Em meados da década de 90 o produto passa por uma grande reformulação, ganhando novo visual e adotando o slogan “It’S An Up Thing”, introduzido em 1996 Em 1999, a nova campanha publicitária, contava com o comediante Orlando James e o slogan “Make 7 Up Yours”. A campanha teve continuidade em 2002 com o comediante Godfrey.
A origen do nome
L.C. Grigg nunca explicou a origem do nome 7-up e muitas histórias e suposições surgiram. A história mais popular é a que Grigg nomeou o refrigerante após ver uma vaca marcada com o número 7 e a letra U. Muitos dizem que o nome deriva dos 7 sabores que o refrigerante possui.
Minuano
FIGURA 04: REFRIGERANTE MINUANO
FONTE : PROPAGANDAS
HISTÓRICAS
Não era refrigerante da Coca Cola,
pertencia a Vonpar Refrescos S.A., que além de fabricar produtos de marca
própria, também é responsável por engarrafar produtos da Coca Cola.
O Minuano Limão, foi o primeiro refrigerante tamanho litro do Brasil de alta aceitação junto ao público.
Em 1980, negocia a venda da Minuano Limão para a Coca-Cola Internacional, recebendo o território em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro.
Sukita
FIGURA 05: REFRIGERANTE SUKITA
FONTE : PROPAGANDAS
HISTÓRICAS
É uma marca de refrigerante
de laranja, lançada no Brasil em 1976 marcando o início da associação entre a
Companhia Cervejaria Brahma e a empresa baiana produtora de refrigerantes
Fratelli Vita Indústria e Comércio S.A., na ocasião, foram lançadas mais duas
marcas o Guaraná Fratelli e a Gasosa Limão, assim, a Brahma passou a contar com
importantes produtos em seu portfólio. Propaganda marcantte: "O Tio
Sukita".
Pop
Laranja
FIGURA 06: REFRIGERANTE POP
FONTE : PROPAGANDAS
HISTÓRICAS
O refrigerante Pop Laranja
correspondeu a um dos produtos que marcaram época no Brasil, destacando-se
principalmente durante, praticamente toda a década de 80.
Em 1985, o palhaço Bozo,
apresentador de um programa de televisão para o público infantil, realizava
brincadeiras e anunciava o produto para as crianças, neste mesmo ano, o slogan
era "Têm Laranja na Garrafa".
O refrigerante Pop Laranja foi retirado da linha de
produção em 2001. Um dos motivos estava na sobreposição de quase todos os
sabores de refrigerantes produzidos pelas duas empresas, isto é, a Antarctica
fabricava os refrigerantes com sabor laranja nas marcas Pop Laranja, Pop
Laranja Diet, Lara Suco e Lara-j, enquanto a empresa Brahma produzia as marcas
Sukita, Sukita Diet e Mirinda, além dos gastos relativos à propaganda que cada
uma das marcas exigia para sua fixação no mercado. Desta forma, a nova empresa
optou pela descontinuação da produção das mesmas em prol da marca Sukita.
Guaraná
SKOL
FIGURA 07: REFRIGERANTE SKOL
FONTE : PROPAGANDAS
HISTÓRICAS
O
primeiro refrigerante de lata no Brasil foi da Skol. Isso mesmo, em 1975,
chegou ao Brasil o primeiro refrigerante em lata. Era o Guaraná Skol. A Skol
teve o refrigerante Guaraná que foi comercializado entre a década de 70 e 80
sendo extinta no ano de 1989 aproximadamente.
GINI
FIGURA 08: REFRIGERANTE GINI
FONTE : PROPAGANDAS
HISTÓRICAS
No final da década de 80 o
refrigerante Gini pertencia à Pepsi, assim como o Crush - depois a marca foi
vendida ou licenciada para muitos fabricantes, até algum tempo atrás quem
detinha a marca era a Refrigerantes Pakera - fabricado em dois sabores limão e
cola.
Ainda são fabricados na cidade de
Atibaia interior de SP, mas é muito difícil achá-lo.
Alguns que imitam bem e poderíamos
chamar de 'genéricos' do Gini pois tem sabores idênticos são os das marcas: 'IT'
e o 'Country' , fabricados na cidade de Leme tbm no interior de SP.
O da marca 'Convenção' , fabricado
na grande SP, da marca 'Mogi', fabricado em Mogi Mirim , e o da marca 'Rainha
das Serras' , fabricado em Espírito Santo do Pinhal , todos esses no sabor
limão , possuem semelhante e eu diria que são os similares ao da marca Gini.
BRAHMA
FIGURA 09: REFRIGERANTE BRAHMA
FONTE : PROPAGANDAS
HISTÓRICAS
Era os mais vendidos nas cantinas dos colégios e bebido nas
festinhas de aniversário. A marca fez muito sucesso nacionalmente a partir do
final da década de 70 e, atingindo o auge na década de 80. Nos sabores:
Laranja, Limão e é claro. Guaraná. Em 1994, tanto o sabor quanto a fórmula
original do Guaraná Brahma passaram por uma reformulação, assim como o layout
das garrafas, novos slogans (Guaraná Brahma: experimente o novo).
MIRANDA
FIGURA 10: REFRIGERANTE MIRANDA
FONTE : PROPAGANDAS
HISTÓRICAS
Foi um refrigerante de laranja
produzido pela Pepsico até 1997, substituído de vez pela Sukita.
CRUSH
FIGURA 11: REFRIGERANTE CRUSH
FONTE : PROPAGANDAS
HISTÓRICAS
No Brasil é mais conhecida em
seu sabor laranja, no qual foi originalmente concebido por Clayton J. Powel nos
Estados Unidos, em 1916 (Ward's Orange Crush), embora aqui já tenha sido
vendido também com seu sabor uva. Quando fabricado no Brasil, o que não ocorre
mais, o foi por indústrias de refrigerantes como a Golé e a Pakera então
franqueadas pela multinacional Cadbury Schweppes, atual detentora da marca na
maior parte do mundo. No Brasil, foi vendido para Pakera, para a Coca-Cola que
depois o retirou do mercado.
Atualmente, a marca está presente
no seu país de origem: EUA, no Canadá, e em outros países da América Latina.
Outros sabores disponíveis ou
disponibilizados no mundo foram chocolate, morango e abacaxi.
TEEN
FIGURA 12: REFRIGERANTE TEEN
FONTE : BLOG DE VOLTA A INFÂNCIA
É uma marca de é um
refrigerante com sabor de limão pertencente à Pepsico e fabricado pela AmBev.
Sua comercialização em todo o Brasil foi em 1984, atualmente é regional e
limita-se ao Rio Grande do Sul.
Grapete
Com o slogan: "quem bebe
Grapete, repete"
O refrigerante Grapette foi lançado no Brasil em 1948 pela então companhia de Refrigerantes Guanabara, tornando-se o primeiro refrigerante com sabor de uva do país, mais tarde foi lançado o sabor framboesa.
O refrigerante Grapette foi lançado no Brasil em 1948 pela então companhia de Refrigerantes Guanabara, tornando-se o primeiro refrigerante com sabor de uva do país, mais tarde foi lançado o sabor framboesa.
Comentários
Postar um comentário