DIFERENCIAÇÃO DO PRODUTO
A diferenciação de produtos é vista como uma dimensão da estrutura de mercado de
uma indústria. De um lado, ela influencia diretamente o caráter da concorrência
entre firmas estabelecidas; de outro, tende a aumentar o tamanho das barreiras
à entrada.
A
relação entre gastos de propaganda e diferenciação de produtos é fundamental
para uma avaliação dos efeitos competitivos da propaganda porque os primeiros
refletem políticas adotadas por firmas individuais, enquanto a diferenciação
representa uma dimensão da estrutura de mercado.
A
diferenciação de produtos está relacionada com dois tipos de fatores: as
características básicas dos produtos dentro do mercado e as políticas presentes
e passadas das firmas no que se refere à propaganda, desenho do produto,
serviços e distribuição. Do ponto de vista da demanda, produtos são mais
diferenciáveis quando os compradores são relativamente desinformados sobre os
méritos reais dos produtos existentes. "Qualidades ocultas" dos
produtos e a presença de fatores emocionais na compra são elementos
indispensáveis para que a propaganda exerça o seu papel na diferenciação de
produtos. Do ponto de vista da oferta, a diferenciação pode ocorrer quando os
produtos de um concorrente não podem ser facilmente imitados.
A embalagem informa os
consumidores sobre um determinado produto. Nesse sentido tem a mesma função da
marca, mas nos pontos de venda transmite mais informações do que a própria
marca. Reúne uma série de atributos como: conveniência, proteção e conservação
do produto, custo, boa relação com o meio ambiente entre outros. No caso
específico das embalagens PET (que teve seu início de fabricação dos anos 90),
destacam-se dois atributos: custo inferior e conveniência devido ao menor peso
da embalagem, maior resistência do material a quedas e atritos e a facilidade
de descarte (não-retornável). No caso dos refrigerantes, destaca-se a
diferenciação dos designes de cada um, sendo de fácil visualização aos consumidores
a identificação das respectivas marcas oferecidas no mercado. Pois as mesmas
possuem modelos próprios de suas marcas.
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