GRAU DE DIVERSIFICAÇÃO
A estratégia de
diversificação consiste na entrada de novos produtos ou mercados, que podem
estar ou não relacionados de alguma forma com os negócios atuais da firma
(SOTO, 2003). Tanto a diversificação de produtos como a de mercados possue um
papel relevante no comportamento estratégico das empresas (HITT; HOSKISSON;
IRELAND, 1994).
A diversificação pode
ser entendida como uma estratégia de desenvolvimento empresarial e, portanto,
em nível de estratégia global ou corporativa. Em segundo, a diversificação pode
ser vista como uma opção que as empresas, por diferentes circunstâncias,
adquirem certa presença em diversas atividades (RODRÍGUEZ, 1998).
Pitts e Hopkins (1982)
utilizam o termo diversidade e definem diversificação como a extensão pela qual
as empresas operam em uma ou mais áreas de negócios simultaneamente. Pitts e
Hopkins (1982) também assinalam que a diversificação tem sua raiz na palavra
“diverso” o que significa literalmente diferente, distinto, separado. Quando
aplicado em uma empresa de negócios significaria diferenças entre aspectos das
atividades de uma empresa (PITTS e HOPKINS,1982).
A Coca-Cola, em 2001
decide entrar também para o seguimento de sucos. Chegando então ao Brasil a
linha de sucos Kapo. Líder no segmento infantil de bebidas de frutas prontas
para beber, é feito à base de suco natural de frutas (laranja, abacaxi,
morango, maracujá e uva ) e fortificado com cálcio. Kapo é destinado ao público
infantil entre 4 a 11 anos, com a comunicação voltada para eles e para as mães
de 25 a 45 anos.
FIGURA 01: SUCO KAPOS
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FONTE: www.delvalle.com.br |
Depois do enérgico e do
suco veio a linha de chá gelados, que é fruto da parceria entre The Coca-Cola
Company e a Nestlé, a Nestea. O chá gelado foi lançado no Brasil em 2002
apresentando uma combinação de puro chá preto com o sabor das frutas. Nestea é
apresentado em seis versões: pêssego, limão, pêssego light, limão light,
maracujá e tangerina. Nestea é destinado a jovens e adultos com idade entre 20
e 34 anos
FIGURA 02: CHÁ GELADO COCA COLA
FIGURA 03: CHÁ GELADO NESTEA
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FONTE: MUNDO DAS MARCAS |
Em 2003, voltando para
os refrigerantes, a Coca-Cola teve uma grande visão a partir do fato de que as
pessoas bebem Coca-Cola com limão e criou a Coca-Cola Light Lemon. Em seguinda,
em 2005 ampliando a família do Sprite e trazendo um novo conceito de bebida
“zero açúcar”, chegou o Sprite sem açúcar, o Sprite Zero.
FIGURAS 04 E 05: COCA COLA LIGHT LEMON
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FONTE: https://www.coloribus.com/adsarchive/prints/coca-cola-light-lemon-coca-cola-light-lemon-2526255/ |
Expandindo o seguimento
de sucos, em 2005, a Coca-Cola Brasil adquiriu a empresa Sucos Mais e uniu a
força internacional de Minute Maid ao sabor da fruta brasileira. Com mais de 61
anos de tradição, a marca Minute Maid é a líder mundial no segmento de sucos
prontos para beber. Em 2006, a linha Minute Maid Mais chegou ao mercado com 15
opções de sabores de frutas 100% naturais. Os sabores disponíveis são Caju,
Caju Light, Goiaba, Goiaba Light, Laranja, Manga, Manga Light, Maracujá,
Pêssego, Pêssego Light, Uva, Uva Light e Maçã, e as versões mix Laranja e
Acerola e Laranja, Caju e Manga. Os sucos são destinados a toda a família, como
uma opção saudável, nutritiva, e prática. Também em 2006 a marca Kapo da
Coca-cola, ampliou a família dos sucos trazendo um achocolatado, o Kapo
Chocolate.
FIGURA 06: SUCOS Minute Maid
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FONTE:Minute Maid |
Ampliando mais ainda, a
Coca-Cola aposta na bebida que todos, sem exceção, bebem: a água Aquarius é a
água da Coca-Cola Brasil, disponível na versão regular, com e sem gás, e na
versão mineralizada e saborizada. Os sabores Orange e Lemon foram lançados em
2006, com zero caloria. Um membro novo da linha é Aquarius Active Lemon, um
isotônico que hidrata e repõe sais minerais. Chegando também e com todo um
investimento em publicidade vem a Aquarius fresh. A nova bebida é levemente
gaseificada, tem suco de limão e zero açúcar. As águas da Cocacola são
destinadas às pessoas de 25 a 39 anos. O último produto lançado pela The
Coca-ColaCompany foi a Coca-Cola Zero. Sucesso inegável no Brasil. A nova marca
do portfólio da Coca-Cola é posicionada para atender um público jovem que não
abre mão do sabor da Coca original e busca uma alternativa sem açúcar. O sabor
da Coca Zero muito se assemelha ao da Coca Original. Cada novo produto vem
acompanhado de um grande investimento em publicidade.
FIGURA 07: ÁGUA AQUARIUS
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FONTE: nirusushi |
FIGURA 08: COCA COLA ZERO
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FONTE: COCA COLA BRASIL |
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