GRAU DE DIVERSIFICAÇÃO

A estratégia de diversificação consiste na entrada de novos produtos ou mercados, que podem estar ou não relacionados de alguma forma com os negócios atuais da firma (SOTO, 2003). Tanto a diversificação de produtos como a de mercados possue um papel relevante no comportamento estratégico das empresas (HITT; HOSKISSON; IRELAND, 1994).
A diversificação pode ser entendida como uma estratégia de desenvolvimento empresarial e, portanto, em nível de estratégia global ou corporativa. Em segundo, a diversificação pode ser vista como uma opção que as empresas, por diferentes circunstâncias, adquirem certa presença em diversas atividades (RODRÍGUEZ, 1998).
Pitts e Hopkins (1982) utilizam o termo diversidade e definem diversificação como a extensão pela qual as empresas operam em uma ou mais áreas de negócios simultaneamente. Pitts e Hopkins (1982) também assinalam que a diversificação tem sua raiz na palavra “diverso” o que significa literalmente diferente, distinto, separado. Quando aplicado em uma empresa de negócios significaria diferenças entre aspectos das atividades de uma empresa (PITTS e HOPKINS,1982).

A Coca-Cola, em 2001 decide entrar também para o seguimento de sucos. Chegando então ao Brasil a linha de sucos Kapo. Líder no segmento infantil de bebidas de frutas prontas para beber, é feito à base de suco natural de frutas (laranja, abacaxi, morango, maracujá e uva ) e fortificado com cálcio. Kapo é destinado ao público infantil entre 4 a 11 anos, com a comunicação voltada para eles e para as mães de 25 a 45 anos.

FIGURA 01: SUCO KAPOS
FONTE:   www.delvalle.com.br

Depois do enérgico e do suco veio a linha de chá gelados, que é fruto da parceria entre The Coca-Cola Company e a Nestlé, a Nestea. O chá gelado foi lançado no Brasil em 2002 apresentando uma combinação de puro chá preto com o sabor das frutas. Nestea é apresentado em seis versões: pêssego, limão, pêssego light, limão light, maracujá e tangerina. Nestea é destinado a jovens e adultos com idade entre 20 e 34 anos

FIGURA 02: CHÁ GELADO COCA COLA




FIGURA 03: CHÁ GELADO NESTEA 
FONTE: MUNDO DAS MARCAS


Em 2003, voltando para os refrigerantes, a Coca-Cola teve uma grande visão a partir do fato de que as pessoas bebem Coca-Cola com limão e criou a Coca-Cola Light Lemon. Em seguinda, em 2005 ampliando a família do Sprite e trazendo um novo conceito de bebida “zero açúcar”, chegou o Sprite sem açúcar, o Sprite Zero.

FIGURAS 04 E 05: COCA COLA LIGHT LEMON 

FONTE: https://www.coloribus.com/adsarchive/prints/coca-cola-light-lemon-coca-cola-light-lemon-2526255/

Expandindo o seguimento de sucos, em 2005, a Coca-Cola Brasil adquiriu a empresa Sucos Mais e uniu a força internacional de Minute Maid ao sabor da fruta brasileira. Com mais de 61 anos de tradição, a marca Minute Maid é a líder mundial no segmento de sucos prontos para beber. Em 2006, a linha Minute Maid Mais chegou ao mercado com 15 opções de sabores de frutas 100% naturais. Os sabores disponíveis são Caju, Caju Light, Goiaba, Goiaba Light, Laranja, Manga, Manga Light, Maracujá, Pêssego, Pêssego Light, Uva, Uva Light e Maçã, e as versões mix Laranja e Acerola e Laranja, Caju e Manga. Os sucos são destinados a toda a família, como uma opção saudável, nutritiva, e prática. Também em 2006 a marca Kapo da Coca-cola, ampliou a família dos sucos trazendo um achocolatado, o Kapo Chocolate.

FIGURA 06: SUCOS Minute Maid 
FONTE:Minute Maid 


Ampliando mais ainda, a Coca-Cola aposta na bebida que todos, sem exceção, bebem: a água Aquarius é a água da Coca-Cola Brasil, disponível na versão regular, com e sem gás, e na versão mineralizada e saborizada. Os sabores Orange e Lemon foram lançados em 2006, com zero caloria. Um membro novo da linha é Aquarius Active Lemon, um isotônico que hidrata e repõe sais minerais. Chegando também e com todo um investimento em publicidade vem a Aquarius fresh. A nova bebida é levemente gaseificada, tem suco de limão e zero açúcar. As águas da Cocacola são destinadas às pessoas de 25 a 39 anos. O último produto lançado pela The Coca-ColaCompany foi a Coca-Cola Zero. Sucesso inegável no Brasil. A nova marca do portfólio da Coca-Cola é posicionada para atender um público jovem que não abre mão do sabor da Coca original e busca uma alternativa sem açúcar. O sabor da Coca Zero muito se assemelha ao da Coca Original. Cada novo produto vem acompanhado de um grande investimento em publicidade.

FIGURA 07: ÁGUA AQUARIUS 

FONTE: nirusushi


 FIGURA 08: COCA COLA ZERO

FONTE: COCA COLA BRASIL 


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