LUCRATIVIDADE

O mercado de refrigerantes

Em estudo publicado pela consultoria Euromonitor International (2006), o mercado de refrigerantes no mundo enfrentou algumas turbulências nos últimos anos que fizeram com que o consumidor ficasse significativamente mais atento ao conteúdo das fórmulas desses produtos e passasse a dar preferência a produtos substitutos preparados preferencialmente com ingredientes mais naturais.


Apesar dessas dificuldades, o mercado global de refrigerantes, conforme mostra a Tabela 1, vem mantendo o volume de vendas, com um crescimento próximo dos 2% ao ano.


 No Brasil, o segmento de refrigerantes classifica-se no mercado de bebidas não alcoólicas e é o mais expressivo em nível de volume. As condições econômicas favoráveis em 2005, aliadas a uma inflação baixa, contribuíram para a recuperação desse mercado. Consumidores que haviam migrado para marcas mais populares voltaram a consumir os produtos líderes das categorias tradicionais.

A tabela 2 mostra a participação de cada categoria e a evolução do consumo ao longo
dos últimos dez anos:


Segundo Cipolla, Neves e Amaral (2002), o mercado de refrigerantes passou por grandes mudanças durante a década de 90 em função da introdução de um novo sistema de embalagem plástica produzida com resina de polietileno tereftalato (PET).
Esta mudança trouxe um aumento na oferta de embalagens e diminuição das barreiras de entrada aos pequenos fabricantes, que puderam inserir seus produtos e suas marcas no mercado.

Este movimento pode ser observado por meio da tabela 3:







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