LUCRATIVIDADE
O mercado de refrigerantes
Em estudo publicado pela consultoria
Euromonitor International (2006), o mercado de refrigerantes no mundo enfrentou
algumas turbulências nos últimos anos que fizeram com que o consumidor ficasse
significativamente mais atento ao conteúdo das fórmulas desses produtos e
passasse a dar preferência a produtos substitutos preparados preferencialmente
com ingredientes mais naturais.
Apesar dessas dificuldades, o mercado
global de refrigerantes, conforme mostra a Tabela 1, vem mantendo o volume de
vendas, com um crescimento próximo dos 2% ao ano.
No Brasil, o segmento de refrigerantes classifica-se
no mercado de bebidas não alcoólicas e é o mais expressivo em nível de volume.
As condições econômicas favoráveis em 2005, aliadas a uma inflação baixa,
contribuíram para a recuperação desse mercado. Consumidores que haviam migrado
para marcas mais populares voltaram a consumir os produtos líderes das
categorias tradicionais.
A tabela 2 mostra a participação de
cada categoria e a evolução do consumo ao longo
dos últimos dez anos:
Segundo Cipolla, Neves e Amaral (2002),
o mercado de refrigerantes passou por grandes mudanças durante a década de 90
em função da introdução de um novo sistema de embalagem plástica produzida com
resina de polietileno tereftalato (PET).
Esta mudança trouxe um aumento na
oferta de embalagens e diminuição das barreiras de entrada aos pequenos
fabricantes, que puderam inserir seus produtos e suas marcas no mercado.
Este movimento pode ser observado por
meio da tabela 3:
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