EQUIPAMENTOS UTILIZADOS

Filtro Declorador de Água

Construído totalmente em aço inox 316, com sistema de tela interna para retenção das matérias filtrantes com tubos revestidos em tela de aço inox REPS 24/100. Montado internamente para a vazão de água limpa, com porta escotilha externa para a remoção dos tubos filtrantes. Tubulação externa de 2” a 2 ½”. Registros de esfera e borboleta. Válvulas de alívio e válvula de segurança. Pés de aço inox reguláveis. Acabamento sanitário e produção de 3.000 até 60.000 litros/hora. 

Figura: 01 Decolador

Fonte: ZEGLA.

Fabricação do Xarope Simples
Para a produção do xarope simples (dissolução do açúcar cristal em água) são necessários os seguintes equipamentos de processo:
  Caldeira: para aquecimento do xarope simples. Construída em aço inox, tipo vertical, a gás, dotada de bomba d’água com comando automático e alarme sonoro/visual, com duas válvulas de segurança, consumo de 6 quilos/hora de gás e capacidade para 100 quilos de vapor/hora.

Figura: 02 Caldeira tipo Vertical à gás

Fonte: Danvic

Calha Dissolvedora de Açúcar: equipamento construído em aço inoxidável AISI 304, equipada com tubulações e peneiras internas com 02 moto-bombas de 10 cv, com capacidade de deslize de até 200 sacos de açúcar/hora. Comprimento de 4,95 m, largura de 1,07 m, altura de 0,71 m e potência de 20 cv.

Figura: 03 Dissolvedora de Açúcar 

                                                                                      Fonte: ZEGLA.



Tanque Fervedor de Xarope: construído em aço inox AISI 304, capacidade de 1.500 litros, com agitador lateral, de 60 metros de serpentina interna para vapor de 1”, tampa superior bipartida, fundo torisférico, uma saída central de 2”, termômetro para temperatura, pés em aço inox reguláveis, acabamento interno sanitário, potência de 2 cv, diâmetro de 1,20 m, altura de 2,40 m.

Figura: 04 Tanque Fervedor de Xarope


Fonte: ZEGLA.



Filtro Pré-Capa: com capacidade de 1.500 litros/hora, construído em aço inox, equipado com bomba de 7,5 cv, montado sobre base móvel, com rodízios giratórios, com placas verticais revestido com tecido REPS 24/110, com tanque pulmão para adição de terra diatomácea, tubulações em aço inox de 1 ½” e 2”, manômetros, válvula de alívio e segurança, acabamento sanitário, potência de 7,5 cv, comprimento de 1,80 m, largura de 1,00 m, altura de 1,60 m.

Figura: 04  Filtro Pré- capa 

                                                                                         Fonte: ZEGLA.



Bomba Centrífuga Sanitária: deve ser projetada levando-se em conta que o xarope simples possui densidade em torno de 1.300 kg/m3. Para aplicação na indústria farmacêutica, alimentos, lacticínios, ou qualquer aplicação que exige superfície polida isenta de porosidade. A bomba é confeccionada em aço inoxidável AISI 304 ou 316 e pode ser fornecida com a capa de proteção do motor e pés reguláveis em aço inox polido.
Dados técnicos:
ü  Vazão até 300.000 L/h;
ü  Pressão até 90 mca;
ü  Motor: monofásico ou trifásico de 1/6 cv até 50 cv;
ü  Vedação: selo mecânico ou gaxeta compatível com o produto a ser bombeado.

Figura: 05 Bomba Centrífuga sanitária 
Fonte: Canaã.


Trocador de Calor de Placas: permitirá o resfriamento do xarope simples de 100ºC para 20ºC. Consiste de um conjunto de placas de metal corrugadas com aberturas para a passagem de dois fluidos (o xarope simples e a água para o resfriamento), entre os quais ocorrerá a transferência de calor.

 Linha de Xarope Simples: composta por tubos de aço inox é responsável por enviar o xarope simples (60ºBrix) para a sala de produção do xarope final;

Fabricação do Xarope Final
Os equipamentos necessários para a produção do xarope final são:
 Tanque com Agitação: construído em aço inox 304, capacidade de 1.500 litros, com agitador lateral, tampa superior bipartida, fundo torisférico, termômetros para temperatura, saída lateral de 2”, pés em aço inox com altura regulável para nivelamento do tanque, acabamento interno sanitário, potência de 1/2 cv, diâmetro de 0,75 m, altura de 1,20 m, altura total de 1,600 m.

 Linha de Xarope Final: composta por tubos de aço inox é responsável por enviar o xarope composto à linha de envase.



Linha de Envase
A linha de envase é composta pelos seguintes equipamentos:

Máquina Sopradora de Pré-Formas: máquina da marca Multipet, modelo ESA 04, produção de 4.000 garrafas por hora.

 Figura: 06 Máquina Sopradora automática 



Fonte: SOPRO MÁQUINAS.

Sistema Pré-Mix Unimix Automático com Desaerador RZ: onde ocorre a diluição do xarope composto em água declorada e desaerada gelada e injeção de gás carbônico na bebida.
Composto por misturador, carbonatador e desaerador, com vazão de 6.000 litros/hora, construído integralmente em aço inox 304, com acabamento sanitário e base tubular. Válvula pneumática para entrada de água, bóia de nível acionada pneumaticamente, bomba centrífuga sanitária para enviar água ao misturador.
Misturador água e xarope, construído em aço inox, com três recipientes para: água, xarope e mistura. Parafuso micrométrico para ajuste do Brix, regulando a coluna de água, placa orifício calibrada para o xarope, válvulas pneumáticas de entrada, bomba centrífuga sanitária para enviar o produto ao trocador de calor e carbonatador.
Pré-carbonatação com fluxômetro que injeta CO2 na tubulação de Alimentação ao tanque carbonatador. Tanque carbonatador construído em aço inox, com polido sanitário, controle automático de nível, válvula pneumática de entrada de produto, manômetro, termômetro, válvula de segurança e sistema automático de alimentação de CO2. Quadro de comando elétrico, pneumático construído em aço inox.
A interligação entre os conjuntos com tubo de aço inox sanitário de 2”, com junta sanitária atóxica e abraçadeira tipo TC. O conjunto inclui sistema de lavagem para sanitização (CIP) integrado no tanque carbonatador.


Figura: 07 Sistema Pré-mix Unimix com desaerador RZ.
 
Fonte: ZEGLA.

Conjunto blocado rinser, enchedora, tampadora: estrutura construída em aço ASMT 36, e mesa revestida integramente com chapa de aço inox 304. Sistema de transmissão por engrenagens helicoidais suspensas, montadas sobre rolamentos e eixos fixos, acionados por um motoredutor comandado por variador de freqüência, sendo que a velocidade pode ser variada através de um potenciômetro.
Rinser (máquina de enxágue para as garrafas PET) rotativo com pinças pegadoras de garrafas. Válvula de enxágüe em aço inox que somente libera o jato com presença de garrafas. Na tubulação de entrada de água do rinser encontra-se uma válvula borboleta.
Enchedora com elevadores de garrafas pneumáticos com ar recuperado, construídos em aço inox. Tubo de alimentação e distribuição de produto, tanque anelar e todos os elementos em contato com o produto, construídos
em aço inox 304 polido sanitário, com válvulas de enchimento do tipo isobarométrica de alta performance com centralizador de garrafas. Bóias de contra-pressão e alívio para controle de nível do tanque. A abertura das válvulas é por sistema pneumático de controle automático.
Torre tampadora com tolva rotativa de tampas, canal de descida das mesmas com sistema “pick and place”, cabeçotes tampadores roscadores do tipo torquimétrico magnético para ajuste do torque com sensor de presença de tampas. Todo o conjunto encontra-se preparado para um determinado diâmetro de tampa rosca plástica.
Os vasilhames chegam até a máquina guiados pelo gargalo por uma esteira a ar e são recebidas por um conjunto de estrelas em aço inox sincronizadas e guias que transferem as garrafas de um bloco para outro, presas pelo gargalo. Inclui transportador de saída de garrafas de 2,00 m com dispositivo regulador de altura e sensor de acumulo de saída. A máquina encontra-se preparada para trabalhar com um determinado tipo de garrafa.
Figura: 08 Conjunto blocado, rinser, enchedora tampadora. 
 Fonte: ZEGLA.

Empacotadora automática: com uma capacidade de produção de até 500 pacotes por hora. 
Máquina com uma unidade formadora de pacotes, alimentador automático de filme e uma unidade seladora, túnel para encolhimento do filme com resistências elétricas, turbina de ar para obter uma distribuição homogênea de calor dentro do túnel, isolamento do mesmo com fibra de vidro e revestido com chapa de aço inoxidável.

 Figura: 09 Empacotadora automática
 Fonte: ZEGLA.


Comentários

Postagens mais visitadas