CONCENTRAÇÃO INDUSTRIAL
Mercado de
refrigerantes por Sabores
De acordo com
Panorama Setorial (1998), a maior preferência dos consumidores é pelas colas,
onde predominam marcas como Coca-Cola principalmente e Pepsi-Cola. O guaraná apresenta-se na segunda colocação, no gosto
dos consumidores, sendo que o guaraná Antarctica da Ambev encontra-se na
primeira colocação no mercado de guaraná, onde nos últimos anos vem sofrendo
ameaça do Kuat da Coca-Cola, através de seu crescimento via campanhas
publicitárias e qualidade semelhante ao guaraná da Ambev. Em seguida estão os
sabores: laranja, limão, uva, e tônica. Onde se destacam refrigerantes como
Fanta Laranja e Uva, Sprite, Soda Limonada, Sukita entre outros. O
Tabela 01 sintetiza a participação de mercado por
sabores de refrigerantes, destacando a
preferência nacional por refrigerantes do sabor “cola”, seguido pelos sabores “guaraná” e laranja.
TABELA 01:
FONTE: PPGA CNEC/FACECA
TABELA 2: Market Share do Mercado de Refrigerantes nos Anos 90.
EMPRESAS
|
DIVISÃO DO
MERCADO POR PERÍODO (EM %)
|
||||
1991
|
1992
|
1993
|
1994
|
1995
|
|
Coca-Cola
|
60,0
|
59,3
|
57,7
|
54,7
|
51,5
|
Antarctica
|
15,4
|
16,0
|
15.6
|
15,3
|
14,2
|
Brahma
|
6,0
|
6,3
|
6,0
|
6,7
|
7,6
|
Pepsi-Cola
|
9,2
|
8,1
|
7,3
|
6,6
|
8,7
|
Outras
|
9,4
|
10,3
|
13,4
|
16,7
|
18,0
|
Fonte:
Elaborada pelos autores a partir dos dados dos periódicos Gazeta Mercantil (ARAUJO,1999)
e Marketing (MATHIAS,
J; NICOLINO, E; RIVERAS, I, 1998).
Os dados da tabela,
apontam a transferência de market share
das empresas líderes para as regionais. A Coca-Cola foi a companhia que mais
perdeu mercado no período de 1990 a 1995, todavia sua eficiente estratégia de marketing associada à incorporação de
novos sabores resultou na recuperação de uma parte do mercado perdido.
A tabela
seguinte revela que o sustentável processo de evolução de market share das pequenas e médias empresas de refrigerantes
ocorreu às custas das retrações de vendas das grandes empresas, em especial da
AmBev.
TABELA 3: Participação de Mercado das Empresas de Refrigerantes
entre 1999 a 2002.
EMPRESAS |
PARTICIPAÇÃO DE MERCADO ( EM %)
|
|||
Jan/dez 1999
|
Jan/dez 2000
|
Jan/dez 2001
|
Jan/dez 2002
|
|
Coca-Cola |
48,4
|
49,7
|
50,3
|
50,4
|
AmBev
|
20,0
|
17,3
|
17,1
|
16,5
|
Outras*
|
31,6
|
32,9
|
32,6
|
33,1
|
Fonte: Elaborada pelos autores a
partir dos dados do periódico Folha de São Paulo (MATTOS, 2003).
* Nenhuma marca supera 2% de
participação de mercado.
Comentários
Postar um comentário