CONCENTRAÇÃO INDUSTRIAL

Mercado de refrigerantes por Sabores
De acordo com Panorama Setorial (1998), a maior preferência dos consumidores é pelas colas, onde predominam marcas como Coca-Cola principalmente e Pepsi-Cola. O guaraná  apresenta-se na segunda colocação, no gosto dos consumidores, sendo que o guaraná Antarctica da Ambev encontra-se na primeira colocação no mercado de guaraná, onde nos últimos anos vem sofrendo ameaça do Kuat da Coca-Cola, através de seu crescimento via campanhas publicitárias e qualidade semelhante ao guaraná da Ambev. Em seguida estão os sabores: laranja, limão, uva, e tônica. Onde se destacam refrigerantes como Fanta Laranja e Uva, Sprite, Soda Limonada, Sukita entre outros. O
Tabela  01 sintetiza a participação de mercado por sabores de refrigerantes, destacando a preferência nacional por refrigerantes do sabor “cola”, seguido pelos  sabores “guaraná” e laranja.

TABELA 01: 
FONTE: PPGA CNEC/FACECA

TABELA 2: Market Share do Mercado de Refrigerantes nos Anos 90.
EMPRESAS
DIVISÃO DO MERCADO POR PERÍODO (EM %)
1991
1992
1993
1994
1995
Coca-Cola
60,0
59,3
57,7
54,7
51,5
Antarctica
15,4
16,0
15.6
15,3
14,2
Brahma
6,0
6,3
6,0
6,7
7,6
Pepsi-Cola
9,2
8,1
7,3
6,6
8,7
Outras
9,4
10,3
13,4
16,7
18,0
Fonte: Elaborada pelos autores a partir dos dados dos periódicos Gazeta Mercantil (ARAUJO,1999) e Marketing (MATHIAS, J; NICOLINO, E; RIVERAS, I, 1998).


Os dados da tabela, apontam a transferência de market share das empresas líderes para as regionais. A Coca-Cola foi a companhia que mais perdeu mercado no período de 1990 a 1995, todavia sua eficiente estratégia de marketing associada à incorporação de novos sabores resultou na recuperação de uma parte do mercado perdido.
A tabela seguinte revela que o sustentável processo de evolução de market share das pequenas e médias empresas de refrigerantes ocorreu às custas das retrações de vendas das grandes empresas, em especial da AmBev.

TABELA 3: Participação de Mercado das Empresas de Refrigerantes entre 1999 a 2002.

EMPRESAS

PARTICIPAÇÃO DE MERCADO ( EM %)
Jan/dez 1999
Jan/dez 2000
Jan/dez 2001
Jan/dez 2002

Coca-Cola

48,4
49,7
50,3
50,4
AmBev
20,0
17,3
17,1
16,5
Outras*
31,6
32,9
32,6
33,1
Fonte: Elaborada pelos autores a partir dos dados do periódico Folha de São Paulo (MATTOS, 2003).
* Nenhuma marca supera 2% de participação de mercado.

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